A dengue é uma infecção viral causada pelo vírus da dengue (DENV), transmitida aos seres humanos pela picada de mosquitos infectados (Aedes Egypti). Cerca de metade da população mundial está atualmente em risco de contrair dengue, com estimativas de 100 milhões de infecções ocorrendo anualmente. A doença é comum em climas tropicais e subtropicais, principalmente em áreas urbanas e semiurbanas.
A maioria das infecções por DENV é assintomática ou causa apenas doença leve, mas ocasionalmente pode levar a casos mais graves e até mesmo à morte. A prevenção e o controle da dengue dependem muito do controle do vetor (mosquito). Infelizmente, não há tratamento específico para a dengue ou a forma grave da doença, porém uma vez contraída a doença, a recuperação pode ser muito mais rápida se tratada com a terapia de Biomagnetismo associada à Acupuntura, onde o Biomagnetismo atua na eliminação do vírus e fortalecimento da imunidade e a Acupuntura atua no equilíbrio das energias do organismo, contribuindo também para fortalecer a imunidade. É importante ressaltar também que a detecção precoce e o acesso a cuidados médicos adequados reduzem significativamente as taxas de mortalidade por dengue grave.
A prevenção é um fator extremamente importante na luta contra a dengue e uma das maneiras mais efetivas de evitar contrair a doença é fortalecer o sistema imunológico pois assim aumenta muito a possibilidade de o próprio corpo conseguir eliminar o vírus. Para tanto, é importante consumir alimentos naturais ricos em fibras, vitaminas e anti-oxidantes como frutas, legumes e bastante água, além de evitar fumo, álcool e refrigerantes. Mas a maneira mais natural e rápida para um aumento significativo da imunidade é fazendo algumas sessões de Biomagnetismo e Acupuntura.
Aqui estão os principais pontos sobre a dengue e suas possíveis complicações:
- Sintomas da Dengue:
- A maioria das pessoas com dengue apresenta sintomas leves ou nenhum sintoma e se recupera em 1 a 2 semanas.
- Os sintomas comuns incluem febre alta, dor de cabeça, dores no corpo, náuseas e erupções cutâneas.
- Além disso, a maioria dos pacientes melhora espontaneamente.
- Dengue Grave:
- Alguns casos de dengue podem se tornar graves, levando a complicações.
- Os sintomas de dengue grave geralmente aparecem após a febre ter desaparecido e podem incluir:
- Dor abdominal intensa
- Vômitos persistentes
- Respiração rápida
- Sangramento nas gengivas ou no nariz
- Fadiga
- Pele pálida e fria
- Sede intensa
- Tratamento:
- Não há tratamento médico específico para a dengue. O foco está no alívio dos sintomas equilíbrio das energias e fortalecimento da imunidade do organismo.
- Paracetamol (acetaminofeno) é frequentemente usado para controlar a dor.
- Anti-inflamatórios não esteroides, como o ibuprofeno e a aspirina, são evitados, pois podem aumentar o risco de sangramento.
- Existe uma vacina chamada Dengvaxia para pessoas que já tiveram dengue pelo menos uma vez e vivem em áreas onde a doença é comum.
- Biomagnetismo
- Acupuntura
- Prevenção:
- A melhor maneira de evitar a dengue é evitar picadas de mosquito, especialmente durante o dia.
- Use repelentes, roupas de manga longa e proteja-se contra mosquitos.
- Previna-se fortalecendo sua imunidade com a terapia de Biomagnetismo e Acupuntura.
- Carga Global:
- A incidência de dengue aumentou significativamente em todo o mundo nas últimas décadas.
- Em 2019, foram relatados cerca de 5,2 milhões de casos à Organização Mundial da Saúde (OMS)
Lembre-se de que a dengue é uma doença séria, e qualquer pessoa com sintomas graves deve procurar atendimento médico imediatamente.