DADOS SOBRE A INFERTILIDADE 

A infertilidade se caracteriza pela incapacidade do casal que é sexualmente ativo, obter uma gestação, após um período de um ano de tentativas, sem o uso de preservativo.

De acordo com dados publicados pela Fertivitro – Centro de Reprodução Humana, em 2020, cerca de 30% das causas de infertilidade provêm das mulheres, 30% dos homens, 25% são comuns entre os dois, e 15% não se sabe o motivo real, mesmo após a realização de exames de diagnóstico. Esses casos raros são chamados de Infertilidade ou Esterilidade Sem Causa Aparente (ISCA ou ESCA).

A VISÃO DA MEDICINA TRADICIONAL CHINESA QUANTO À INFERTILIDADE

De acordo com as teorias da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), a infertilidade pode ser decorrente de deficiência energética causada pelo desequilíbrio ou bloqueios da energia vital Qi que também afetam o fluxo normal do sangue, prejudicando a irrigação adequada das partes envolvidas com os órgãos do sistema reprodutivo. Pode também estar associado ao excesso de calor interno devido a processos inflamatórios ou infecciosos. Para esses casos, a acupuntura é uma alternativa segura e altamente efetiva na solução dessas condições adversas, aumentando em muito a possibilidade de gravidez, conforme pudemos comprovar com muitos clientes que tratamos com esse objetivo.

COMO A ACUPUNTURA AGE PARA AUMENTAR O NÍVEL DE FERTILIDADE

A acupuntura é uma terapia milenar originaria da China e que hoje é praticada no mundo todo, sendo também reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ela se baseia no fato de o nosso próprio corpo poder se curar de enfermidades e disfunções que em geral ocorrem quando ele não está com as energias equilibradas e em nível adequado (ou seja, as energias estão debilitadas).  O que as agulhas da acupuntura fazem é provocar um estímulo em pontos específicos do nosso corpo os quais são escolhidos pelo profissional acupunturista, entre centenas de outros pontos possíveis, para provocar os estímulos voltados para esta determinada finalidade.

Grande parte dos pontos de acupuntura estão dispostos ao longo dos chamados meridianos que são canais invisíveis por onde flui nossa energia (Yin e Yang), conectando os diversos órgãos, vísceras, sistemas e demais estruturas do nosso corpo. Para que o funcionamento desse complexo contingente de estruturas fisiológicas e até psíquicas se dê de forma normal e completa é necessário que haja equilíbrio entre as energias Yin e Yang. E é isso que a acupuntura consegue, através da inserção de finas agulhas em um conjunto de pontos, escolhidos pelo acupunturista de acordo com a patologia a ser tratada ou o resultado que se quer obter.

Já há algum tempo a acupuntura vem se destacando, no tratamento da infertilidade como uma opção de grande sucesso tanto para mulheres como para homens, no sentido de restabelecer a capacidade reprodutiva de uma forma natural e sem efeitos adversos, seja pelo aumento da qualidade do esperma e da função dos ovários, pelo equilíbrio do sistema endócrino e hormonal ou pelo restabelecimento das condições fisiológicas do sistema reprodutivo.

 

Entre em contato pelo Whatsapp