No estudo da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), alguns aspectos estão sempre presentes, imprimindo coerência e solidez aos conceitos que embasam as teorias milenares, a partir das quais as práticas da Acupuntura se desenvolveram e permanecem praticamente intocáveis ao longo do tempo. O crescente interesse na aplicação da Acupuntura no Ocidente se deve cada vez mais à ampliação do seu conhecimento como terapia assim como de seus efeitos positivos em pacientes com os mais diversos tipos de patologias, o que tem levado a uma maior procura por esse tipo de tratamento. Em paralelo a isso, têm aumentado de maneira significativa o reconhecimento de seus efeitos terapêuticos nas diversas esferas da saúde globalmente, tendo por isso recebido o reconhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS) e, localmente no Brasil, o reconhecimento do Ministério da Saúde que incluiu a Acupuntura no rol de tratamentos oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

​​A acupuntura é um ramo da Medicina Tradicional Chinesa e um método de tratamento considerado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS – Organização Mundial da Saúde. A técnica busca a harmonia do corpo e da mente, através de estímulos em pontos específicos dos canais, conhecidos como “meridianos de energia”, que percorrem todo o corpo. O tratamento é normalmente feito com a inserção de agulhas especiais muito finas nos pontos de acupuntura que se localizam nesses canais ou meridianos. Além das agulhas, outros recursos também podem ser utilizados tais como: Moxas, Ventosas, pequenos imãs, aparelhos de eletroacupuntura, Haiuá, etc.​

Os chineses utilizam a acupuntura com sucesso, como meio para a cura e tratamento de diversos males, há mais de 4 mil anos, através da estimulação dos pontos de acupuntura, promovendo assim  a ativação ou sedação da energia que circula ao longo dos canais de energia, chamados de meridianos. Esta energia interliga e regula todos os órgãos de nosso corpo, permitindo que a parte fisiológica esteja em harmonia com nossos pensamentos e emoções, equilibrando o físico com o emocional e mental, contribuindo  para o objetivo de se chegar ao estado de plena saúde.

O tratamento em geral se baseia na colocação das agulhas nos pontos selecionados pelo acupunturista para aquele tratamento específico. Existem alguns tratamentos que podem ser realizados com agulhas associadas a outros instrumentos ou mesmo sem o uso de agulhas, sendo as mesmas substituídas por outros instrumentos como a moxa, ventosa, magnetos, laser, etc., que levam a resultados semelhantes.

Pode se aplicar a acupuntura para a grande maioria das doenças, sendo que para cada caso é necessário uma avaliação prévia do  acupunturista que poderá então determinar qual o tratamento mais adequado, bem como os resultados esperados e a estimativa do tempo necessário. Considerando-se que a acupuntura não envolve o uso de medicamentos e não apresenta efeitos colaterais, a sua aplicação traz muitos benefícios para a saúde do paciente com custos, em geral, muito menores.

Outra técnica bastante difundida e também muito eficaz é a Acupuntura Auricular, ou Auriculoterapia, que concentra o tratamento em pontos específicos da orelha. Mas sobre isto falaremos em outra portunidade.

TRATAMENTOS PARA VÁRIAS PATOLOGIAS

  • Dores lombares e de coluna
  • Dores articulares, Tendinites, Problemas do nervo ciático, Traumas esportivos, Dores em geral
  • Fadiga, Cansaço, Insônia, Stress, Síndrome do Pânico, Paralisia facial, Enxaqueca, Tabagismo
  • TPM
  • Endometriose
  • Síndrome dos ovários policísticos
  • Infertilidade, Frigidez, Impotência
  • Tensão pré-menstrual, Cólicas menstruais
  • Síndrome do climatério (sintomas da menopausa)
  • Disfunções do aparelho genital
  • Asma, Sinusite
  • Rinite, Alergias
  • Úlcera, Problemas digestivos e respiratórios
  • Prisão de ventre
  • E outras.

​A seguir, as principais técnicas usadas na Acupuntura que são aplicadas de acordo com a avaliação do terapeuta acupunturista e da queixa do paciente em tratamento.

​ACUPUNTURA SISTÊMICA

Acupuntura feita com agulhas especiais muito finas e que são inseridas em lugares específicos do corpo, com profundidades que variam de acordo com o local aplicado. São utilizadas em diversos tipos de tratamento, inclusive tratamentos estéticos.

​ELETROACUPUNTURA

Utilizam-se as mesmas agulhas da Acupuntura  Sistêmica, nas quais se acoplam eletrodos para aplicação de corrente elétrica pulsante, de freqüências variadas, e de baixo potencial elétrico. Através do estímulo elétrico, potencializa-se o efeito do tratamento conseguindo-se também um maior efeito analgésico.

​ACUPUNTURA AURICULAR

Na Auriculoterapia, o tratamento é feito na orelha do paciente, com efeito semelhante do tratamento com Acupuntura Sistêmica. Nesse caso utilizam-se agulhas próprias para esse tipo de tratamento, semente de mostarda, cristais ou magnetos. Esses elementos podem, em geral, permanecer na orelha por até 5 dias.

​MOXATERAPIA

Esse é mais um recurso utilizado nos tratamentos de Acupuntura, onde, através do calor produzido por bastões de Artemísia ou de carvão especial ou ainda, mais recentemente, pela moxa elétrica. Esse recurso apresenta resultados comprovadamente mais  efetivos na  remoção de bloqueios que obstruem o fluxo de energia pelos meridianos, eliminando a umidade e o frio que promovem disfunções no organismo.

​VENTOSATERAPIA

É um procedimento terapêutico não invasivo que utiliza campânulas ou espécie de copos de vidro (denominados ventosas) sobre a pele, nos locais definidos pelo acupunturista, gerando uma pressão negativa de sucção no local. Sua aplicação é mais freqüente na região dorsal e tem como principal função eliminar estagnações de sangue e energia, contribuindo para liberar o fluxo energético e melhorando a circulação sanguínea no local.

​ACUPUNTURA ESTÉTICA

A Acupuntura vem sendo largamente aplicada para tratamentos de estética com  resultados comprovados e sem nenhum efeito colateral, para atenuar marcas e rugas de expressão, manchas e olheiras, acnes, tonificação de flacidez, redução de estrias e celulites, redução de medidas do abdômen e de gorduras localizadas. O processo engloba aplicações locais e em pontos relacionados com o equilíbio energético do organismo.

TRATAMENTOS DE SAÚDE E ESTÉTICA ATRAVÉS DA ACUPUNTURA

TRATAMENTOS ESTÉTICOS PARA:

REDUÇÃO DE GORDURA ABDOMINAL: Trata a gordura através de estimulação de pontos locais e acupontos dos meridianos para auxiliar na perda de gordura.

EMAGRECIMENTO: Através da acupuntura estimula-se pontos nos quais ativam e aceleram determinados órgãos a trabalharem corretamente para perda de peso junto com uma dieta oriental equilibrada e exercícios.

REJUVENESCIMENTO FACIAL/RUGAS: Estimula-se naturalmente o colágeno da pele, tratando rugas faciais, sinais de envelhecimento e flacidez facial através de punção das agulhas e eletro estimulação facial.

FLACIDEZ: Acupuntura estimula o colágeno na pele reduzindo a flacidez corporal.

CELULITE: Tratamento para diminuição da celulite e culotes.

ESTRIAS: Os resultadoS são excelentes para este tratamento. Estimula-se o colágeno da pele reduzindo seu tamanho e formato.

VASINHOS: Diminuição da aparência de vasinhos e algumas varizes dependendo do caso através da ativação da circulação e tonificação de meridianos.

PTOSE DE MAMA: Diminuição gradual de ptose de mama, sustentação considerável dependendo do formato da mama e leve diminuição para mamas grandes.

QUELÓIDES: Tratamento para diminuição de quelóides e tratamento para pós cirúrgico diminuindo inchaços e edemas.

MELASMA / CLOASMA, ACNES: Tratamento envolve aplicação de agulhas em pontos distais para tratar a energia dos órgãos em desequilíbrio e pontos locais para ação regeneradora dos tecidos pela melhoria da irrigação sanguínea, produção adicional de colágeno e redução de calor.