Acupuntura para dores no nervo ciático.

O nervo ciático é o maior nervo do corpo humano, sendo formado por várias raízes nervosas que saem da coluna vertebral, entre as vértebras L4, L5, S1, S2 e S3. Ele começa, portanto, no final da coluna e desce passando pelo glúteo, pela lateral externa e posterior da coxa e da perna, passando pelo joelho onde se divide entre nervo tibial e fibular comum, e chega até os pés. Ao longo desse trajeto ele pode causar dor, além de sensação de formigamento, de pontadas ou mesmo de choque elétrico.  Além desses sintomas é também comum se observar dores nas costas com predominância na região lombar com dificuldade de se manter a coluna ereta podendo inclusive dificultar o movimento de caminhar.

A Acupuntura é um dos melhores tratamentos para aliviar a dor e os sintomas causados pela inflamação desse nervo porque age no relaxamento da musculatura que envolve o nervo ciático ao longo do seu trajeto, assim como aumentando o fluxo sanguíneo nos tecidos envolvidos nesse processo, resultando num maior afluxo de nutrientes, hormônios e neurotransmissores que agem na redução da dor. A Acupuntura, portanto, tem se mostrado muito eficiente no tratamento das dores do nervo ciático, sem a necessidade de medicamentos como relaxantes musculares e anti-inflamatórios, evitando, assim, efeitos colaterais indesejáveis.

Para aumentar a eficiência do tratamento, na Clínica Viscardi usamos a eletro-acupuntura, onde são aplicados choques elétricos de baixa intensidade, regulados de acordo com a sensibilidade do paciente. Aplicamos também a moxa TDP, também conhecida como moxa elétrica, que emite um calor através de uma placa de argila com 32 minerais,  especial para tratamentos que envolvem contraturas, inflamações e dor pois tem propriedades terapêuticas e anti-inflamatórias. No final da sessão, aplicamos ventosas que tem a função de melhorar a irrigação sanguínea da região da coluna onde o nervo está sendo pressionado e na musculatura ao longo do trajeto do nervo. O Aumento da irrigação sanguínea permite a chegada de mais nutrientes e hormônios que irão nutrir as estruturas e os tecidos envolvidos nesse processo. De acordo com nossa experiência resultante do tratamento de muitos pacientes com esse tipo de queixa, esse é o tratamento que tem tido melhor resultado.