O QUE SÃO TERAPIAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES

As terapias integrativas são um conjunto de recursos terapêuticos que utilizam técnicas e métodos naturais para aprimorar a saúde física, promover o bem-estar emocional e auxiliar na busca por um estilo de vida mais saudável. Elas complementam as terapias convencionais, ajudando a restaurar o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual dos indivíduos. Englobam uma ampla gama de modalidades, incluindo acupuntura, quiropraxia, medicina ayurvédica, meditação, ioga, naturopatia, reiki, terapia floral e outras. O foco é promover o equilíbrio e a harmonia no corpo e na mente, visando à prevenção e ao tratamento de doenças de forma holística

Essa abordagem considera não apenas os sintomas físicos, mas também aspectos psicológicos, emocionais e espirituais. Além disso, oferece opções valiosas para quem enfrenta condições como ansiedade, depressão e estresse, bem como alívio de dores musculares e articulares, melhoria da circulação sanguínea e fortalecimento do sistema imunológico.

Terapias Complementares são recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, que visam prevenir doenças e promover a recuperação da saúde. Elas complementam as terapias convencionais, ajudando a restaurar o equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual dos indivíduos. Aqui estão alguns exemplos e sua importância:

  1. Terapia Floral: Utiliza essências de flores para tratar desequilíbrios emocionais e mentais.
  2. Meditação Mindfulness: Foco na atenção plena e respiração consciente, reduzindo ansiedade e estresse.
  3. Reiki e Frequências de Luz: Terapias energéticas que promovem relaxamento e bem-estar.
  4. Barras de Access: Técnica que visa mudar crenças limitantes, reduzir bloqueios mentais e promover cura.
  5. Constelação Familiar:  Método psicoterapico de abordagem sistêmica, energética e fenomenológica, que busca reconhecer a origem dos problemas trazidos pelo cliente, bem como o que está encoberto nas relações familiares.

Essas práticas podem melhorar a qualidade de vida, aliviar dores e fortalecer o sistema imunológico. Vale ressaltar que o Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil oferece diversas modalidades de Terapias Complementares gratuitamente à população.

 

Importante lembrar que a terapia integrativa, assim como a terapia complementar não substitui tratamentos convencionais, mas atua em parceria com a medicina convencional para a manutenção da saúde. 

Terapia integrativa e terapia complementar são termos frequentemente utilizados de forma intercambiável, porém apresentam algumas diferenças entre eles conforme se pode ver nas descrições abaixo:

Terapia integrativa é o atendimento de saúde que utiliza todas as abordagens terapêuticas apropriadas — convencionais e não convencionais — em um sistema de referência que se concentra na saúde, no relacionamento terapêutico e na pessoa como um todo.

Terapia complementar refere-se às práticas não convencionais utilizadas em conjunto com as práticas da medicina convencional.

 

Entre em contato pelo Whatsapp